15 de agosto de 2010

JOGOS OLÍMPICOS DA JUVENTUDE - 01

Os Jogos Olímpicos da Juventude começaram neste sábado (14), com uma grande festa em Cingapura, na presença do presidente do Comitê Olímpico Internacional (COI), Jacques Rogge.

Para celebrar o início do evento, que conta com atletas com idades entre 14 e 18 anos, 7 mil artistas participaram da cerimônia de abertura em cima de uma plataforma flutuante nas águas de Marina Bay, no coração histórico de Cingapura, diante de um público de 20 mil pessoas.

Lyo e Merly, Mascotes dos Jogos da Juventude
Como os Jogos da Juventude têm a característica de juntar milhares de novos atletas para competir em um só lugar, os mascotes da competição não poderiam simbolizar outras características que não a alegria, a amizade e o futuro. Os "bichinhos" têm a ver com os protagonistas da festa, os competidores.

Lyo teve seu nome tirado de uma sigla. Em inglês, a expressão simbolizada é “Lyon of the Youth Olympics” (Leão dos Jogos da Juventude, em português). Ele é um filhote de leão que tem como principais características o espírito amigável, a vontade de representar Cingapura em competições de basquete e o esforço para fazer as pessoas terem uma vida mais saudável.

O nome de Merly vem de “mer”, que significa “mar”, somado às letras “L” e “Y”. Em inglês, elas significam “liveliness” e “youthfulness”. Na tradução para o português, as duas letras ficam como “vitalidade” e “juventude”.

O merlion é um animal mítico e um folclore em Cingapura. Trata-se de uma criatura com corpo de Peixe e cabeça de Leão. Na lenda, o animal é onívoro, mas a organização instituiu uma Merly vegetariana, para simbolizar a necessidade de preservar todas as espécies e contribuir para o futuro da atual juventude, inclusive daquela que estará competindo.

3.600 atletas disputarão 26 modalidades esportivas até 26 de agosto, desde as mais tradicionais até novidades como o basquete de rua, com três jogadores de cada lado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário