14 de agosto de 2010

LUSA 90 ANOS

Há exatos 90 anos, no dia 14 de agosto de 1920, o jornal O Estado de São Paulo anunciava em sua página esportiva:

"No salão nobre da Câmara Portuguesa de Commercio, à Rua de São Bento, 29-B, deve realizar-se hoje às 20 e 1/2 horas a eleição e tomada de posse da diretoria da novel Associação Portuguesa de Esportes..."

A Portuguesa surgia da fusão de cinco sociedades lusitanas já existentes: Luzíadas Futebol Club, Associação 5 de Outubro, Esporte Club Lusitano, Associação Atlética Marquês de Pombal e Portugal Marinhense. O pedido de filiação da Portuguesa à Associação Paulista de Esportes Atléticos (APEA) foi deferido no dia 2 de setembro de 1920, mas como não havia mais tempo para a inscrição no campeonato daquele ano, a Portuguesa fundiu-se ao Mackenzie, já inscrito, e participaram juntos do campeonato de 1920.

Ao longo de sua história, além dos 3 títulos paulistas conquistados, a Lusa foi vice-campeã em 4 ocasiões, terceira em 13 e quarta colocada em 11, até 2009, frequentemente estando entre as melhores equipes do Estado de São Paulo.

Em 1956, Associação Portuguesa de Desportos fez a compra de um terreno que tinha o São Paulo Futebol Clube como dono, na época o local havia uma pequena estrutura com campo para treinos, um salão pequeno,vestiários e outras depedências para treinamento.Para a Portuguesa usar o terreno como seu campo oficialmente teria que estar nas normas da Federação Paulista de Futebol, na época foram feitas várias reformas, foram erguidos vários alambrados e uma arquibancada de madeira, na época o estádio recebeu o apelido de Ilha da Madeira.

Em 11 de janeiro de 1956, a Portuguesa fez sua estreia em sua nova casa vencendo um combinado entre dois rivais Palmeiras e São Paulo por 3 a 2.

Mas esta construção de madeira foi provisória pois em 9 de janeiro de 1972 o Estádio do Canindé foi inaugurado com a partida que teve placar final de Portuguesa 1 e Benfica 3 nessa época o Canindé tinha capacidade para apenas dez mil.

Em 1979, o Canindé foi ampliado com capacidade para 27.500 e rebatizado com o nome de Estádio Dr. Oswaldo Teixeira Duarte pelo presidente Manuel Mendes Gregório.

PARABÉNS LUSA!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário