24 de agosto de 2010

SÃO PAULO EM ESTADO DE ALERTA.

A cidade de São Paulo sofre com a baixa umidade do ar. Os índices medidos pelo Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE), da Prefeitura de São Paulo, estão abaixo de 20%, o que coloca a cidade em Estado de Alerta.

Por conta disso a cidade foi colocada em alerta por causa do tempo seco. Na tarde desta terça-feira (24) o índice medido, às 16h, foi de 16% no Mirante de Santana.

De acordo com a OMS (Organização Mundial da Saúde), quando a umidade fica entre 20% e 30%, o local é considerado em estado de atenção. Se baixa para o patamar entre 13% e 20%, há estado de alerta. A região entra em emergência quando o índice fica abaixo dos 12%.

Veja os cuidados recomendados para os dias de ar seco:

  • Tome bastante água. Para você ter certeza de que está bebendo a quantidade suficiente de água, tome o dobro do que está acostumado. Por exemplo: se você bebe quatro copos de água por dia, tome oito em dias secos.
  • Para aumentar a umidade do ar na sua casa, use um umidificador. Se você não tem um aparelho desses, faça o seguinte: molhe uma toalha de banho grande e torça. Pendure a toalha molhada entre duas cadeiras, deixando uma das pontas mergulhada numa bacia ou em um balde cheio d'água.
  • Use creme hidratante no corpo e no rosto. Se você sentir os lábios secos, use um protetor labial.
  • Preste atenção nas pessoas acima dos 75 anos e nos bebês de até 1 ano. Ofereça bastante água para eles. Bebês que se alimentam exclusivamente do leite materno podem ganhar um pouquinho de água. Se ele estiver inquieto depois da mamada e não se acalmar, ofereça um pouco de água.
  • Para ter certeza de que as crianças estão bebendo bastante água, ofereça a elas um copo o tempo todo. Depois, observe se elas estão fazendo xixi. Se a criança não está indo ao banheiro frequentemente, ou se, quando vai, faz pouco xixi, isso é um sinal de que ela precisa de mais água.
  • Atividades físicas ao ar livre e exposição ao sol também devem ser evitadas – principalmente no horário entre as 10h e 16.
  • Na hora das refeições, prefira comidas leves: saladas, frutas, verduras, macarrão com molhos leves e pouca carne.
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