10 de setembro de 2010

SINAGOGA DE SILVIO SANTOS

Até o segundo semestre de 2011 São Paulo terá de volta a sede da sinagoga Ohel Yaacov. A Ohel Yaacov foi fundada em 1929, na Rua da Abolição, no Centro de São Paulo e é uma das mais antigas sinagogas do Brasil. Sua nova sede será localizada na Rua Cravinhos, no bairro do Jardim Paulistano.

Da velha sede demolida na região central sobraram apenas pedaços de vidro, que juntos formavam imensos vitrais coloridos, mosaicos com símbolos religiosos. Os pedacinhos de vidro estão escondidos em um depósito desde outubro de 2005. Eles foram preservados e recuperados um por um, caco por caco.

Eles serão uma espécie de ponte de transição entre o arcaico e o moderno na nova sinagoga, que agora contará com salas de ensino, centros de palestra, biblioteca, auditório, área de convivência e espaço para festas.


Um dos principais doadores para a nova sede é Senor Abravanel, nome verdadeiro de Silvio Santos, que tinha uma cadeira com seu nome na antiga sinagoga para assistir aos cultos do templo.

Foi o próprio Senor Abravanel, aliás, quem encontrou o terreno na Rua Cravinhos para a construção da nova sede - que agora terá 2.737 metros quadrados, uma sinagoga para 580 pessoas, outra menor, para 100 pessoas, e um salão de festas para 500 pessoas. Ele ajudou a comprar o novo endereço, além de pagar um preço simbólico pelo outro terreno, e deu o pontapé inicial na reconstrução. Já foi concluída 70% da obra, mas ainda há muito trabalho pela frente. A nova Ohel Yaacov, como faz parte da tradição das sinagogas, não será apenas um templo para orações, mas também um centro cultural para o contato com as artes, o teatro, a música.


Nenhum comentário:

Postar um comentário