12 de dezembro de 2010

O SIGNIFICADO DAS MARCAS

Muitas empresas apostam na fusão dos nomes de seus fundadores ou até mesmo na junção de siglas de companhias que se fundiram para dar origem às atuais marcas. Desde empresas de eletrodomésticos, refeição, higiene e até companhias aéreas, confira o que significa o nome de cada uma delas:

A empresa foi fundada em 1902 para a exploração de uma jazida mineral para extração de um abrasivo chamado Corindo. Porém, a jazida provou ser de pouco valor e a empresa Minnesota Minning and Manufacturing Company (Companhia de Mineração e Manufatura de Minnesota) direcionou seus negócios para a venda de lixas e derivados. O nome da companhia, no entanto, continuou como uma abreviação da empresa de mineração e ficou 3M.


O nome deriva de “ADI”, apelido de Adolph, e “DAS” iniciais de Dassler. Adolph Dassler foi o alemão que investiu na produção de calçados específicos para cada um dos esportes. A busca por uma imagem que chamasse a atenção, para tornar seus calçados mais reconhecidos à distância, culminou com o famoso design das três listras.


American InternationaL Group (Grupo Americano Internacional) é o significado da sigla que dá nome à empresa de seguros, uma das maiores do mundo com operações em mais de 130 países e jurisdições.


O termo aji-no-moto significa “essência do sabor”, em japonês. O produto que deu nome à marca era utilizado para dar um toque especial em alimentos e se tornou um dos temperos mais populares do país.


Jeff Bezos, criador do Amazon, queria um nome que começasse com a letra A para que seu site aparecesse no início das listagens de páginas disponíveis na rede. O empresário escolheu Amazon por ser o nome em inglês do Rio Amazonas, que é o maior rio do mundo.


A sigla AMD significa Advanced Micro Devices (Micro Dispositivos Avançados). A fabricante de chips AMD foi fundada em 1969 com um investimento de apenas US$ 100 mil e hoje é uma das maiores empresas do vale do silício, na Califórnia.


A empresa criada no Japão em 1949 com o nome Onitsuka Co. se fundiu com a GTO e a JELENK e passou a chamar Asics Corporation. O nome Asics foi baseado no ditado em latim “Anima Sana In Corpore Sano” (Mente sã, corpo são).


A empresa tem sua história ligada à história das telecomunicações. Foi pioneira na comercialização de telefones nos Estados Unidos. O nome é a abreviação de American Telephone and Telegraph Company (Companhia Americana de Telefone e Telégrafo).


A sigla que hoje dá nome á empresa que produz uma série de produtos de segurança da informação é uma abreviação de Anti-Virus Guard (Guarda Anti-Vírus).


O nome da empresa mundialmente conhecida pelo comércio de produtos químicos é uma abreviação de Badische Anilin & Soda Fabrik (Fábrica de Anilina e Soda de Baden).


Marcel Bich, criador das canetas esferográficas mais usadas no mundo suprimiu a letra H de seu sobrenome e criou a marca BIC. Ele pretendia exportar o produto para os Estados Unidos e o H ao final poderia fazer com que o nome da marca se parecesse com a palavra bitch, um palavrão em inglês.


O nome da empresa foi inspirado na palavra aborígene Billabong que significa oásis, uma fonte de água no meio do deserto. O surfista Gordon Smith Merchant fundou, com a ajuda de sua mulher Rena, a Billabong na praia de Burleigh Heads em Queensland, localizada na costa australiana.


BMW é a abreviação de Bayerische Motoren Werke que, em português, significa Fábrica de Motores da Baviera. A empresa começou com uma origem modesta em 1916, quando foi fundada por Karl Friedrich Rapp e Gustav Otto após a fusão de dois fabricantes de motores de avião da cidade de Munique, na Alemanha. Sua história começou a mudar quando a Alemanha foi proibida de fabricar motores para aviões durante cinco anos após a 2a Guerra Mundial.


A sigla é resultado da união das iniciais dos nomes dos fundadores da rede, os irmãos Clemens e August. A primeira loja com a marca C&A foi aberta em 1861 e foi uma das primeiras lojas no mundo a oferecer roupas prontas em diversos tamanhos aos consumidores, a um preço aceitável.


O nome é a abreviação de Cable News Network (Canal de Notícias à Cabo). O empresário Ted Turner ficou surpreso com a falta de notícias nacionais disponíveis no mercado americano e, em 1980, lançou o canal.


Domenico Dolce e Stefano Gabbana conheceram-se ainda como estudantes de moda, no início dos anos 80. Eles fundaram uma das marcas mais importantes do mundo da moda e a nomearam com seus sobrenomes: Dolce & Gabbana. Com o passar do tempo, a sigla D&G passou a representar os produtos da marca.


As iniciais do proprietário Eike Batista se somam à letra X, que simboliza o potencial de gerar e multiplicar negócios para formar o nome do grupo.


O nome Esso é a abreviação escrita do fonema em inglês do nome da empresa Standard Oil (S.O.). Em 1882, John D. Rockefeller fundou a Standard Oil Trust, uma empresa petrolífera, que viria a transformá-lo em um dos homens mais influentes e ricos do século passado.



O nome vem de Fabbrica Italiana di Automobili-Torino (Fábrica Italiana Automóveis Turim), que viria a ficar conhecida como Fiat, com a declarada pretensão de fazer concorrência à indústria automobilística francesa e desenvolver grandes inovações para carros de corrida.


Os colegas da Universidade de Standford Bill Hewlett e Dave Packard fundaram a HP em 1939. Das iniciais do sobrenome dos sócios surgiu o nome da empresa.


A história do banco tem suas origens em 1865 quando o escocês Thomas Sunderland, então superintendente peninsular e oriental da Companhia de Navegação a Vapor de Hong Kong, fundou o Hongkong and Shanghai Banking Corporation Limited, para financiar e servir comerciantes de chá da região. As iniciais deram nome a este que é dos maiores bancos do mundo.


Em fevereiro de 1924 a então chamada CTR mudou seu nome para Internacional Business Machines (Máquinas de Negócios Internacionais), que deu origem à sigla IBM.


O nome da fabricante de processadores é resultado da contração das iniciais de Integrated Electronics, escolhida depois de uma batalha jurídica com uma rede hoteleira que era detentora dos direitos de utilização.


Fabricante de eletrônicos de áudio e vídeo, a empresa conhecida por JVC é, na verdade, a Victor Company of Japan Limited, fundada em 1901, nos EUA, passou a ter operação no Japão em 1917.


A rede global de alimentos tem em seu nome o local de origem da empresa. Kentucky Fried Chicken (Frango Frito do Kentucky, um dos 50 Estados americanos) é o nome verdadeiro do KFC.


LG significa Lucky Goldstar. Antes da mudança de nome, os produtos de linha branca da marca eram vendidos sob o nome de Lucky, enquanto que produtos eletrônicos eram vendidos com o nome Goldstar.


Fundada em 1837, a Procter & Gamble Company começou como uma pequena fábrica familiar de sabões em barra e de velas, em Ohio nos Estados Unidos. O nome vem da junção das iniciais dos concunhados William Procter e James Gamble, que fundaram a empresa com incentivo do sogro.


Em 1947, a empresa, então chamada S. A. Indústria e Comércio Concórdia foi batizada como Sadia. O nome foi composto a partir das iniciais SA (abreviação de Sociedade Anônima) e das três últimas letras da palavra Concórdia.


A Táxi Aéreo Marília surgiu em 1961, a partir da união de dez jovens pilotos de monomotores. O nome TAM surgiu como abreviação. Em 1967, o grupo é comprado pelo empresário Orlando Ometto e tem sua sede mudada para São Paulo.


A sigla que dá nome a uma das maiores organizações de defesa ambiental vem de World Wildlife Found, que significa fundo mundial da vida selvagem, na livre tradução para o português. A organização criada em 1961 é uma das maiores do mundo na defesa da preservação ambiental.


A maioria dos zíperes trazem a sigla da Yoshida Kogyo Kabushikigaisha, empresa japonesa cujo slogan é pequenas partes, grande diferença.

Nenhum comentário:

Postar um comentário