12 de janeiro de 2011

F-INDY 2011 - 01

A Fórmula Indy anunciou nesta terça-feira (11) em seu site oficial alterações nas regras para a temporada 2011. De acordo com os organizadores da competição, o objetivo é aumentar a disputa entre pilotos e também gerar um maior número de ultrapassagens.

A alteração mais significativa será a relargada nos circuitos ovais, que daqui para frente será feita em filas duplas. Ou seja, agora os carros voltarão para a disputa com as rodas lado a lado e com uma menor distância entre o da frente e o que está mais atrás.

Especialistas em Fórmula Indy temem que a mudança possa gerar acidentes. É uma mudança discutível, pois uma coisa é ter relargadas lado a lado com carros de turismo, com rodas protegidas. Bem diferente é fazer isso com carros de fórmula, com rodas descobertas. O risco de rodas se tocando criando acidentes graves é muito maior.

A Indy informa que tem consciência que há mais risco de contato e que por isso nos circuitos mistos e de rua as relargadas continuarão em fila. Nestes não há espaço para dois carros ficarem lado a lado. A pista também fica mais suja pelos desgastes dos pneus, então existe mais chance de colisão.

A primeira prova que terá a relargada pelas novas regras será as 500 Milhas de Indianápolis, em 29 de maio - a primeira corrida oval da temporada.

Outras mudanças para a nova temporada está no pitstop. Agora, o local onde as equipes ficarão nos boxes será definido na classificação dos carros na prova anterior. Por exemplo: a ordem de largada da corrida de São Petersburgo, que abre a temporada, vai determinar o local do box para a o GP de Alabama – a primeira corrida terá como base a classificação do campeonato de 2010.

Nenhum comentário:

Postar um comentário