29 de janeiro de 2011

REMEMBRANCE DAY

Todo dia 27 de janeiro, a NASA (agência espacial norte-americana) comemora o "Remembrance Day", em que honram a memória de todos os tripulantes que não sobreviveram a missões como a da Challenger. O acidente com o ônibus espacial Challenger completou 25 anos nesta sexta-feira (28).

Após uma falha em um tanque de combustível, o veículo explodiu, matando os sete tripulantes da missão STS-51L.

A tripulação da nave: em pé, da esquerda para a direita, estão Ellison Onizuka, Christa McAuliffe, Greg Jarvis e Judith Resnik.

Sentados, da esquerda para a direita, aparecem Mike Smith, Dick Scobee e Ron McNair.

O ônibus espacial Challenger foi o primeiro a levar uma mulher norte-americana ao espaço, durante a missão STS-7. O primeiro voo aconteceu em 4 de abril de 1983, na missão STS-6.

A Challenger não foi o único acidente com ônibus espaciais da Nasa. No dia 1 de fevereiro de 2003, a Columbia foi destruída durante a reentrada do veículo na atmosfera. Novamente, sete astronautas, da missão STS-107, morreram.

Além da lembrança dos tripulantes do programa Challenger, foram também homenageados os astronautas da Apollo 1, primeira das naves que tinham como objetivo permitir a chegada do homem à Lua. Durante um teste pré-lançamento, um incêndio tomou conta da cabine do foguete, matando três astronautas, incluindo Ed White, primeiro norte-americano a caminhar pelo espaço. O acidente aconteceu em 27 de janeiro de 1967.

O programa de ônibus espaciais da NASA será extinto com os voos finais da Discovery e da Endeavour, marcados para 2011.

Nenhum comentário:

Postar um comentário