16 de fevereiro de 2011

DISCÓRDIA RELIGIOSA EM MS

A expressão "Ave Maria", presente na bandeira de Sidrolândia (a 70 km de Campo Grande) desde 1957, tornou-se recentemente alvo de uma polêmica entre católicos e evangélicos do município.

Para o pastor Adílson Machado de Souza, coordenador da IES (Igreja Evangélica de Sidrolândia), a presença da inscrição é "um desrespeito aos seguidores de outras religiões que não a católica".

Ele acionou a Defensoria Pública do município para exigir da prefeitura a retirada da frase e prometeu "ir até o Supremo, se for preciso".

Segundo Souza, o apoio à iniciativa está expresso em um abaixo-assinado, que já tem centenas de assinaturas de evangélicos. "Recebemos também o apoio de vários ateus que vivem no município e que defendem a mudança", disse o religioso.

O fato de se tratar de uma inscrição antiga, para o pastor, "não é relevante". "Em eventos dentro da nossa igreja, hastear a bandeira do município é sempre um constrangimento. Aquela frase trata de uma devoção que não é a nossa."

De acordo com o pastor a frase é constrangedora aos fiéis que não acreditam em imagens. “O tratamento do município deve ser igual a todas as religiões”, disse ele que afirma que as autoridades não cumprem o Artigo 19 da Constituição, que trata das questões religiosas.

Conheça o Art. 19.

É vedado à União, aos Estados, ao Distrito Federal e aos Municípios: Estabelecer cultos religiosos ou igrejas, subvencioná-los, embaraçar-lhes o funcionamento ou manter com eles ou seus representantes relações de dependência ou aliança, criar distinções entre brasileiros ou preferências entre si, ressalvada, na forma da lei, a colaboração de interesse público..

E AGORA? O QUE DEVE VALER MAIS? A TRADIÇÃO DE UMA CIDADE DE QUASE 50 ANOS OU A CONSTITUIÇÃO QUE FOI PROMULGADA DEPOIS? NÃO DEVERIAM TER VISTO ISSODURANTE A ASSEMBLÉIA CONSTITUINTE?

ANTES QUE OS PICHADORES DE PLANTÃO VENHAM DESCER A LENHA NO POBRE TÊ PIRATA, ADIANTO QUE SOU AGNÓSTICO E RESPEITO TODAS AS RELIGIÕES E TODAS AS PESSOAS DO BEM. NÃO TENDO NADA CONTRA CATÓLICOS, EVANGÉLICOS, UBAMDISTAS, BUDISTAS, ATEUS E ETC, ETC, ETC...

Nenhum comentário:

Postar um comentário