15 de junho de 2011

HOJE TEM ECLIPSE LUNAR

Nesta quarta-feira (15), os brasileiros poderão observar um fenômeno celeste: o eclipse total da Lua. Logo após o pôr-do-Sol, a Lua nascerá em sua fase cheia (condição fundamental para a ocorrência de um eclipse do gênero), e já nascerá sendo "engolida" pela sombra projetada da Terra. Se as condições climáticas de sua cidade permitirem um céu sem nuvens, vale a pena dar um tempo e ficar uma hora olhando para a Lua.

Não é necessário nenhum equipamento especial para ver o eclipse. Identifique o Leste, que é onde o Sol e a Lua nascem. Se você nunca reparou onde o Sol nasce, olhe para onde ele está se pondo. O leste estará exatamente às suas costas.

Astronomicamente falando, não é difícil compreender um eclipse lunar. Ele ocorre porque o Sol projeta a sombra da Terra sobre o disco da Lua, fazendo-a desaparecer gradualmente por algum tempo.

Vocês devem estar se perguntando: Mas por que não ocorrem eclipses em toda Lua Cheia? Simplesmente porque há uma inclinação diferente nas órbitas da Lua em torno da Terra e da Terra em torno do Sol. Para haver eclipse lunar, é preciso que haja, também, o alinhamento, que só ocorre de tempos em tempos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário