21 de junho de 2011

PRÉDIO DO BANESPA É TOMBADO

O edifício Altino Arantes, ou o "Prédio do Banespa", foi tombado nesta segunda-feira (20) pelo Condephaat (Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico). A partir de agora, ele passa a ser patrimônio histórico Estadual.

O processo foi concluído vinte e quatro anos depois do pedido de tombamento pelos funcionários do antigo Banco do Estado de São Paulo. O prédio da rua João Brícola, na região central da capital, foi construído em 1947, no coração do antigo centro financeiro da cidade, onde até hoje funcionam a Bolsa de Valores e a BMF (Bolsa de Mercadorias e Futuros).

De acordo com o estudo de tombamento, feito por técnicos do Condephaat, os funcionários do banco chegaram a constituir um museu e a trabalhar na preservação do interior do edifício, com medo de uma onda de reformas na instituição.

A mais radical delas veio em 2000, quando o banco, criado em 1927 para financiar os negócios dos barões do café foi transferido ao governo federal, privatizado e vendido ao banco Santander.

COMO TODOS DIZEM:
"O BRASIL NÃO TEM MEMÓRIA"!


Nenhum comentário:

Postar um comentário