12 de junho de 2011

TEATRO MUNICIPAL REABRE AS PORTAS NESSE DOMINGO

O Teatro Municipal de São Paulo reabre as portas ao público neste domingo (12) após uma reforma que durou 2 anos e 8 meses e consumiu R$ 28,3 milhões em recursos do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e da Prefeitura de São Paulo. Vitrais, portas, cortinas, tapetes, pinturas, assoalho, som, iluminação e poltronas não foram ignorados pelo time de profissionais que tocaram a obra, entre eles arquitetos, engenheiros, eletricistas e historiadores.

O Teatro Municipal foi inaugurado em setembro de 1911 inspirado na Ópera de Paris e tem, na arquitetura exterior, traços renascentistas barrocos do século 17. O prédio passou por duas grandes reformas: a primeira entre 1951 e 1955, e a segunda entre 1986 e 1991. Nesta reforma atual, a mudança é sutil e pode ser notada, por exemplo, na perfeição das pinturas murais que ornamentam paredes e tetos, na limpeza dos vitrais, na cor viva dos tapetes e das cortinas.

Após a reforma, os 1,5 mil lugares foram mantidos, com acréscimo de seis assentos para obesos e quatro lugares para cadeirantes. O palco foi o único a passar por uma mudança mais intensa, para modernização. As paredes do fosso, onde costuma ser instalada a orquestra, recebeu inclinação para melhorar o retorno do som para o palco.

A iluminação e a infraestrutura do palco também passaram por reforma. Os espetáculos a serem apresentados no teatro contarão com um sistema computadorizado de som e terão mais liberdade no cenário graças ao reforço de varas que aguentam até 900 kg.

A programação da temporada 2011 do Teatro Municipal de São Paulo já foi divulgada e pode ser consultada no site do teatro.

Quer Visitar o Teatro Municipal?
Teatro Municipal de São Paulo
Praça Ramos de Azevedo, s/nº, Centro
Telefone: (11) 3397-0300 / Bilheteria: (11) 3397-0327

Nenhum comentário:

Postar um comentário