2 de julho de 2011

MORRE ITAMAR FRANCO

O ex-presidente da República, e atual Senador por Minas Gerais, Itamar Franco, morreu na manhã deste sábado (02) aos 81 anos. Itamar Franco estava internado na UTI do Hospital Israelita Albert Einstein, em São Paulo, em estado grave com leucemia linfocítica aguda. Segundo o hospital, o tratamento quimioterápico contra a doença surtiu efeito, mas, posteriormente, o senador contraiu uma pneumonia, o que agravou seu caso.

O engenheiro Itamar Franco assumiu a Presidência da República em 2 de outubro de 1992, logo depois do impeachmeant de Fernando Collor de Mello. Ele permaneceu no cargo por mais de dois anos.

Itamar nasceu no dia 28 de junho de 1930 à bordo de um navio. Ele foi registrado em Salvador, na Bahia, mas sua família residia em Minas Gerais. Depois de governar o Estado de Minas, Itamar foi senador por 16 anos, prefeito de Juiz de Fora e embaixador do Brasil na OEA (Organização dos Estados Americanos), em Portugal e na Itália.

Na Presidência, foi responsável pela implantação do Plano Real, que estabilizou a moeda e moderou a inflação. Nesta época, Fernando Henrique Cardoso era o ministro da Fazenda e ajudou Itamar na tarefa.

Itamar tentou concorrer nas eleições presidenciais de 2002 e 2006, mas perdeu a indicação do partido novamente para outros candidatos. Em 2009, ele anunciou a sua filiação ao PPS e, no ano seguinte, ganhou uma vaga no Senado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário