10 de julho de 2011

NOVO TERREMOTO ABALA O JAPÃO

Um terremoto de 7,3 graus na escala Richter atingiu neste domingo (10), a mesma área arrasada pelo forte tremor de 11 de março no Japão. O tremor ocorreu às 9h57 deste domingo (21h57 de sábado, no horário de Brasília) com epicentro no mar a 180 km do litoral da Província de Miyagi (nordeste) e a 34 km de profundidade.

A Agência Meteorológica do Japão considerou o tremor uma réplica do terremoto de março. O abalo renovou a lembrança da tragédia nas províncias de Miyagi, Iwate e Fukushima. Minutos após o abalo foi declarado alerta de tsunami para os moradores de áreas próximas ao litoral e às desembocaduras dos rios para que procurassem às regiões elevadas. Desta vez, no entanto, o tsunami foi pequeno, com ondas de 10 cm nas províncias de Miyagi e Fukushima e no porto de Ofunato, em Iwate, e o alerta foi retirado menos de duas horas após o terremoto, sem registro de danos.

O Japão fica no chamado Anel de Fogo do Pacífico, por isso que os movimentos sísmicos são corriqueiros e o país está preparado, com rígidas normas de construção, protocolos de emergência e códigos de resposta com que a população convive desde a infância.


VAMOS TORCER PARA QUE NADA PIOR ACONTEÇA!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário