23 de julho de 2011

TIJOBOOK

A estudante de Direito Bruna Xavier, de 23 anos, de Niterói, aguardava ansiosa pela chegada de seu notebook que havia encomendado pela internet, no site Submarino. O notebook foi encomendado dia 29 de junho. O produto custou R$ 1.259,10, e a compra foi parcelada em seis vezes, no cartão de crédito da jovem. Porém, ao receber a mercadoria e abrir o pacote, veio a decepção: havia um tijolo embalado no lugar do aparelho.

Depois de uma reclamação por telefone, ela recebeu outra remessa do site. E, para sua surpresa, lá estava outro "produto", bem embaladinho: um segundo tijolo.

A consumidora se queixou ao Submarino, que prometeu verificar o erro e enviar o produto novamente. A segunda remessa foi entregue no dia 14 de julho. Mas, para indignação da moça, na embalagem havia outro tijolo. Segundo Bruna, os funcionários da transportadora deixaram a mercadoria com um vizinho.

A jovem diz que a mesma funcionária fez as duas entregas. Segundo ela, a mulher não pediu documento ou assinatura do recebedor e não tinha identificação da empresa no crachá, no carro ou na roupa.

Após o incidente, Bruna registrou queixa na 76ªDP (Centro de Niterói). O caso pode ser considerado estelionato, caracterizado com crime por meio da internet. Ela também apresentou uma reclamação contra o site ao Procon-RJ.

Veja os cuidados que você deve ter ao comprar produtos pela internet:

1. Procure no site de compras informações que identifique a empresa, como razão social, CNPJ, endereço e outras formas de contato além do e-mail.

2. Verifique se você está de fato no site de compras, pois é possível a criaçãode uma página igual à de um site de comprars conceituado, para ter acesso a dados como senha, telefone e número do cartão de crédito do comprador.

3. Ao preencher um formulário de compra, proteja seus dados pessoais. Evite usar informações que não tem utilidade prática imediata à concretização do negócio.

4. Tenha cuidado para criar uma senha de difícil interceptação. Evite datas de nascimento, números de telefone, palavras conhecidas e sequências numéricas ou alfabéticas.

5. Antes de efetuar a compra, analise a descrição do produto., faça comparações e certifique-se que a mercadoria satisfaz sua necessidade ou interesse.

6. Mantenha registro de tudo. Muitas vezes o preço exibido no anúncio não envolve o custo da remessa do produto até a casa do consumidor. Certifique-se de que o valor do frete esteja claro.

7. Se o produto não for entregue ou cheguar danificado, o consumidor deve entrar em contato com a empresa para solucionar o problema. Caso ela demore ou se negue a resolvê-lo, o cliente deve procurar o Procon, com todos os comprovantes de compra. Em algumas situações, o próprio órgão aconselhará os consumidores a procurar uma delegacia para registrar a queixa.

FIQUE ALERTA!!!
NÃO COMPRE GATO POR LEBRE!!!

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