23 de agosto de 2011

SÓCRATES PODE FAZER TRANSPLANTE DE FÍGADO

O ex-corintiano Sócrates Brasileiro Sampaio de Sousa Vieira de Oliveira, o Doutor Sócrates, está internado desde a sexta passada na UTI do Hospital Albert Einstein, de São Paulo.

O ídolo alvinegro chegou ao local com hemorragia interna digestiva, causada por uma hipertensão na veia portal. Para corrigir o problema e continuar com sua vida normalmente, o Doutor pode ter de se submeter a um transplante de fígado.

O corpo médico não divulga detalhes do motivo do problema, mas a cirrose é o principal agente causador de sangramentos na região. Com a cirrose, o fígado fica obstruído e o sangue não consegue passar normalmente. As veias podem dilatar com o problema na circulação e causar sangramentos.

Famoso apreciador de cerveja, Sócrates terá de abandonar o álcool se realmente precisar de um fígado novo. Existe uma fila de pacientes e a prioridade varia com a gravidade dos casos. A restrição é de que o paciente não seja usuário crônico de álcool. A mulher do jogador, Kátia Bagnarelli, garante que ele não bebe há três meses.

Um procedimento como esse tem cerca de 80% de sucesso. O transplante de fígado não é considerado um dos mais difíceis de se realizar. O transplante de fígado jé está bem estabelecido no mundo inteiro. No Brasil, por exemplo, são feitos mais de mil transplantes de fígado por ano. Só é preciso achar um paciente compatível. Existem vários padrões, como o tipo sanguíneo. Quem se encaixar no padrão pode ser um doador. A facilidade de encontrar um doador compatível também se assemelha a dos tipos sanguíneos.

Mesmo recebendo um novo fígado, Sócrates terá de tomar algumas medidas durante toda a vida. O ex-jogador será obrigado a ingerir remédios contra a rejeição do órgão por toda a vida. Pois, infelizmente, não há outro tipo de tratamento para isso. Mas, mesmo com os remédios, Sócrates levará uma vida normal.

Mesmo abatido, Sócrates está otimista em relação à recuperação e, como todo paciente, não vê a hora de deixar o hospital.

"Minha evolução está excelente e já estou até fazendo fisioterapia. Até a semana que vem, já espero estar de volta dando minhas caminhadinhas em casa. Vou viver bastante ainda", disse o ex-craque, ao Jornal Nacional.

Apesar da mensagem positiva do ídolo corintiano, os médicos responsáveis pelo caso ainda não determinaram a data de sua alta. Atualmente, ele já respira sem a ajuda de aparelhos e ingere alimentos leves nas refeições.

JÁ LEVANTOU DA CAMA,
AGORA, SAI DESSE HOSPITAL
DR. SÓCRATES!!!


Um comentário:

  1. POSSO DOAR PARTE DO FÍGADO PARA SÓCRATES,QUAL O TIPO SANGUÍNEO E IDADE INDICADA?TENHO 43 ANOS,MULHER, SAUDÁVEL.70 kG, 1,65 ALTURA,MEU EMAIL:IABRNEIDE@IG.COM.BR

    ResponderExcluir