7 de setembro de 2011

SETE DE SETEMBRO

Para os menos avisados, nesta quarta-feira, 7 de Setembro, é comemorada a INDEPENDÊNCIA DO BRASIL! Vários desfiles cívicos pelo País, comemoram os 189 anos de Independência.

Vale lembrar que o 07 de setembro de 1822 não foi um ato isolado do príncipe D. Pedro, e sim um acontecimento que integra o processo de crise do Antigo Sistema Colonial, iniciada com as revoltas de emancipação no final do século XVIII. Ainda é muito comum a memória do estudante associar a independência do Brasil ao quadro de Pedro Américo, “O Grito do Ipiranga”, que personifica o acontecimento na figura de D. Pedro.

Outro fato que devemos levar em conta é que a independência do Brasil, restringiu-se à esfera política, não alterando em nada a realidade sócio-econômica, que se manteve com as mesmas características do período colonial como o trabalho escravo, a monocultura e o latifúndio, que representavam a manutenção dos privilégios aristocráticos.

O “sete de setembro” foi apenas a consolidação de uma ruptura política, que já começara 14 anos atrás, com a abertura dos portos.

PORTANTO,
ABRE O OLHO BRASIL!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário