30 de outubro de 2011

LULA É DIAGNOSTICADO COM CÂNCER

O ex-presidente Luís Inácio Lula da Silva, que acabou de completar 66 anos, foi diagnosticado com um tumor na laringe, após exames feitos no hospital Sírio-Libanês, em São Paulo. O tratamento, com sessões de quimioterapia, começará neste domingo (30). Ele passou o sábado no hospital e, à noite, foi para sua casa, em São Bernardo do Campo.

O oncologista Artur Katz, que está entre os profissionais que atendem o ex-presidente, disse que o estado dele é muito bom. O tumor foi descoberto após exames nos últimos dois dias. "Deseja-se que ele possa levar uma vida normal em quantidade e qualidade", disse. As chances de cura são excelentes, diz Katz. Não houve metástase, ou seja, de ramificação para outros órgãos.

Ontem, Lula foi sedado e fez uma endoscopia para retirar material para a biópsia. Os médicos preferiram tratar o câncer com quimioterapia. O nódulo tem cerca de 3 cm e está situado acima das cordas vocais. Uma operação provavelmente acarretaria prejuízos à voz de Lula.

Segundo Katz, uma das causas para o câncer na laringe é o fumo. Ex-fumante de cigarros, Lula gosta de cigarrilhas, hábito que dividia com o seu vice, José Alencar, morto em março, após mais de 15 anos de luta contra um câncer. Os dois também costumavam tomar uns 'golos', como dizia Alencar. O álcool é um fator de risco a mais.

A intenção é que Lula faça o tratamento sem que precise ficar internado. Ele receberá doses de quimioterapia a cada 20 dias e, provavelmente, passará por radioterapia. Um prognóstico definitivo dependerá de como o paciente reagirá à quimio.

Lula vinha reclamando de rouquidão há cerca de um mês, o que Hoff classifica como sintoma clássico de câncer de laringe. Segundo ele, Lula fez os exames acompanhado da mulher, Marisa. À tarde, após visitá-lo, o ministro Guido Mantega (Fazenda) contou que ele usava máscara de oxigênio, mas perguntou baixinho se o ministro estava bem.


BOA RECUPERAÇÃO À LULA E A OUTROS MILHARES DE BRASILEIROS QUE, INFELIZMENTE, NÃO TERÃO A MESMA SORTE DE LULA, DE PODER SEREM TRATADOS EM UM ÓTIMO HOSPITAL!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário