27 de outubro de 2011

PARABÉNS LULA

Nesta quinta-feira (27), o ex-predidente da República, Luís Inácio Lula da Silva, comemora 66 anos.

Lula é uma das mais expressivas figuras políticas da História do Brasil. Numa trajetória ímpar, de torneiro mecânico, que possui apenas o primário e líder sindical, chegou à Presidência da República, eleito em 2002.

Nascido no Nordeste, numa família de lavradores, fugiu da seca ao mudar-se com a mãe e sete irmãos para o Guarujá, em São Paulo. Tinha então 7 anos e trabalhou como vendedor ambulante de amendoim, tapioca e laranja.

Em 1956, a família veio para São Paulo, onde trabalhou como engraxate e office-boy. Aos 14 anos, ingressou em uma metalúrgica e fez um curso de torneiro mecânico no Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai).

Em 1975, foi eleito presidente do sindicato, com 92% dos votos. Reeleito três anos mais tarde, liderou pela primeira vez uma greve de operários do ABC. Em 1980, fundou, com outros sindicalistas, intelectuais, políticos e representantes de movimentos sociais – lideranças rurais e religiosas – o PT, do qual foi presidente por duas vezes consecutivas, passando a presidente de honra em 1995.

No ano seguinte, com a intervenção no sindicato devido às greves, Lula foi afastado da presidência, teve seu mandato sindical cassado, passando 41 dias preso. Em 1983, participou da fundação da Central Única dos Trabalhadores (CUT) e, três anos depois, foi o candidato à Câmara dos Deputados mais votado do país. Candidato à Presidência da República em 1989, foi derrotado por Fernando Collor de Mello. Candidato novamente em 1994 e em 1998, foi derrotado em ambas por Fernando Henrique Cardoso. Em 2002, Lula elege-se presidente no segundo turno das eleições, que concorreu contra José Serra, ex-ministro da Saúde e candidato do governo.

PARABÉNS LULA!!!
LULA COM O PRESENTE DO TÊ PIRATA

Nenhum comentário:

Postar um comentário