17 de janeiro de 2012

PARABÉNS MUHAMMAD ALI


Nascido Cassius Marcellus Clay Jr., em Louisville, no dia 17 de janeiro de 1942, Muhammad Ali-Haj, completa hoje 70 anos. Reconhecido até hoje como o maior pugilista de todos os tempos. Sua popularidade é tanta que na Olimpíada de Atlanta, em 1996, ele foi o escolhido para acender a pira olímpica.

Anos antes, nos Jogos de Roma, em 1960, Ali, ainda chamado de Clay, fez parte do time olímpico dos EUA quando se consagrou campeão dos pesos-pesados, deixando claro que faria história no esporte. Em 1964, aos 22 anos, o jovem Ali se consagrou como campeão mundial dos pesos-pesados pelo Conselho e pela Associação Mundial ao nocautear o americano Sonny Liston. Sem papas na língua, o lutador costumava ofender seus rivais antes dos combates, o que atraía a atenção da mídia, estilo que consagrou o "trash talk", muito usado no MMA atualmente.
 
Depois de se recusar a se alistar no exército americano para a guerra do Vietnã, Cassius Clay foi preso e ficou afastado dos ringues por três anos, período em que se converteu ao islamismo e passou a usar a alcunha de Muhammad Ali.

O retorno ao topo do boxe mundial demorou, mas foi em grande estilo. Ao encarar o jovem e forte George Foreman, em 1974, Ali protagonizou um dos maiores combates da história e que marcou sua capacidade de absorção de golpes.


Lendário dentro e fora dos ringues, o americano três vezes campeão dos pesos pesados, apontado e admirado como “o maior” de todos os tempos, depois que parou de lutar, Ali foi diagnosticado com o mal de Parkinson, doença incurável e sobre a qual o ex-lutador passou a militar cobrando avanços nas pesquisas sobre possíveis curas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário