10 de janeiro de 2012

RALLY DAKAR - 08

Após um dia de descanso no domingo, o retorno às trilhas veio com um percurso igualmente traiçoeiro: no oitavo dia de prova, pilotos e navegadores percorreram quase 500 quilômetros no árido Deserto do Atacama, entre as cidades de Copiapó e Antofagasta, no Chile, nesta segunda-feira (09).


E foi justamente o terreno arenoso a causa da maior reviravolta do dia. O então líder entre as motos, Cyril Despres, atolou em uma duna e perdeu muito tempo, fazendo com que seu companheiro de equipe e principal rival, Marc Coma, tomasse a liderança ao vencer a etapa. O português Ruben Faria terminou o dia em segundo, seu melhor resultado até o momento, com o espanhol Joan Barreda Bort em terceiro.

Felipe Zanol segue como o melhor brasileiro na competição sobre duas rodas, em 15º. Zé Hélio Rodrigues está em 24º, Denísio do Nascimento o 32º,  Dimas Mattos fechou o dia em 59º, Vicente de Benedictis o 96º e Arndt Budweg o 97º.

Já entre os carros, não houve troca na liderança, mas a etapa desta segunda-feira foi uma das mais disputadas de toda a competição. Os dois primeiros chegaram separados por apenas cinco segundos. O espanhol Joan "Nani" Roma venceu a etapa com o modelo da Mini, seguido pelo Hummer do norte-americano Robby Gordon.

O único carro brasileiro que continua na competição, o Nissan de Jean Azevedo e Emerson Cavassin, fechou o dia em 21º lugar, mas permanece em 18º na tabela.

A diferença entre os irmãos Marcos e Alejandro Patronelli, nos quadriciclos, foi de apenas 38s nesta segunda-feira. Na chegada em Antofagasta, melhor para Marcos, que foi o mais rápido com o tempo de 6h14m07s. Mas Alejandro segue com boa vantagem na liderança geral, com mais de uma hora de distância para o segundo colocado, o também argentino Tomas Maffei.

Depois de ficar duas vezes na segunda posição, o caminhão pilotado pelo tcheco Ales Loprais conseguiu sua primeira vitória na competição e diminuiu um pouco a distância para o líder Gérard De Rooy. O holandês chegou na segunda posição em Antofagasta, 1m31s atrás do adversário, e tem agora 15m39s de vantagem na classificação geral.
O trio liderado pelo brasileiro André de Azevedo, está na 13ª colocação.

Nesta terça-feira (10), nono dia de prova, os competidores saem de Antofagasta em direção à cidade de Iquique, no Chile.

Nenhum comentário:

Postar um comentário